Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre o cartunista Ziraldo, criador de O Menino Maluquinho, aos 91 anos

ZÉ PAULO CARDEAL/TV GLOBO

Ziraldo no Altas Horas

Ziraldo no Altas Horas; ele foi responsável por criar inúmeros personagens como Menino Maluquinho

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/4/2024 - 16h33
Atualizado em 6/4/2024 - 16h39

O escritor e desenhista Ziraldo Alves Pinto (1932-2024) morreu na tarde deste sábado (6) em seu apartamento na Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele foi responsável por criar alguns dos personagens mais conhecidos da literatura brasileira, como Menino Maluquinho, a Turma do Pererê e Bichinho da Maçã.

A informação foi confirmada pela família ao G1. Ele deixa três filhos: a bailarina Fabrizia Alves Pinto; o compositor Antonio Alves Pinto; e a cineasta Daniela Thomas, de Terra Estrangeira (1996) e Linha de Passe (2007).

Ziraldo foi um dos maiores cartunistas do país e foi fundamental para a resistência à censura da Ditadura Militar (1964-1985). Ele foi um dos fundadores do tabloide O Pasquim, que fazia oposição ao regime de exceção e chegou a levá-lo à prisão.

O Menino Maluquinho, cuja primeira história foi originalmente publicada em 1980, se transformou em séries animadas para a televisão e em inúmeros filmes. Um dos longa-metragens mais recentes contou com Paolla Oliveira no papel título de Uma Professora Muito Maluquinha (2010).

Ziraldo começou a trabalhar com ilustração nos anos 1950, na Folha de Minas, se formando posteriormente em Direito. Ele, então, se transferiu para o Rio de Janeiro, onde passou pelas Redações do Jornal do Brasil e O Cruzeiro.

Depois de ter criado a Turma do Pererê no fim dos anos 1950, cuja publicação foi interrompida pela ditadura, o artista voltou a trabalhar com o público infantil em Flicts (1969).

TUDO SOBRE

Ziraldo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.