Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVELA DE ÉPOCA?

No Rancho Fundo apela a recurso ultrapassado com reparação de honra

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Quinota (Larissa Bocchino) segura um buquê de flores, e Marcelo Gouveia (José Loreto) coloca as mãos para o alto em cena de No Rancho Fundo

Quinota (Larissa Bocchino) e Marcelo Gouveia (José Loreto) em No Rancho Fundo: golpe do amor

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 16/4/2024 - 10h00

No Rancho Fundo pode até parecer uma novela de época à primeira vista, mas é ambientada nos dias de hoje. O que torna a trama inicial da nova novela das seis ainda mais questionável, já que obrigar uma jovem a se casar com um completo desconhecido apenas para "reparar a honra" soa bastante machista e ultrapassado atualmente --ainda mais para um folhetim que se propõe a retratar uma família matriarcal com mulheres empoderadas.

Várias novelas já usaram o recurso do casamento arranjado para limpar a honra da mocinha, só que tal discurso convence melhor em tramas de época --que, aliás, são características da faixa das seis da Globo.

Mas, em pleno 2024, exigir que uma moça suba ao altar somente porque teve relações sexuais antes do casamento não cola nem mais na ficção.

Mesmo que a justificativa seja de que a história se passa no sertão do Nordeste, apenas reforça um estereótipo de que o nordestino vive "atrasado" nas questões sociais.

Mas é exatamente isso que o autor Mario Teixeira usará nas primeiras semanas do novo folhetim. A história começa com a paixão da inocente Quinota (Larissa Bocchino) pelo trambiqueiro Marcelo Gouveia (José Loreto).

Flagrados em clima de intimidade pela matriarca da família Leonel, Zefa (Andrea Beltrão), os dois são obrigados a assumirem um relacionamento --mesmo que ninguém da região saiba qual o caráter do rapaz. Afinal, melhor viver de aparências do que ficar mal falada, não?

Irmão mais velho da garota, Zé Beltino (Igor Fortunato) chegará a atirar contra o mulherengo ao descobrir que ele "desonrou" Quinota. Sem saída, o golpista até pedirá a jovem em casamento --mas escapará dali assim que conseguir.

Apaixonada, a mocinha irá atrás de Marcelo e perceberá que ele só queria mesmo levá-la para cama. Mas será tarde demais, Zefa insistirá que a filha se case com o malandro para lavar a honra da família.

Porém, o noivo fugirá do altar e deixará a ingênua a ver navios. "Desonrada" e abandonada no dia do casório, Quinota viverá uma reviravolta amorosa ao se encantar por Arthur (Túlio Starling) na trama.

A partir de então, o casal de mocinhos enfrentará as armações de Marcelo e Blandina (Luisa Arraes) para separá-los --outro recurso bastante batido nas novelas.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas.


Resumos Semanais

No Rancho Fundo: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 13)
O plano de Marcelo e Blandina contra Gonçalves Dias dá certo. Dona Manuela conversa com Quinota, quando Ariosto chega. Guilherme Tell confessa a Artur sua paixão por Caridade. Zefa Leonel confidencia a Primo Cícero que encontrou, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.