Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MORAL EM ALTA

Walcyr Carrasco enlouquece direção da Globo: 'Prometo uma história e abandono'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

De blazer e calça preta, Walcyr Carrasco está sentado em uma cadeira, falando com um microfone

Walcyr Carrasco fala sobre sua experiência como autor de novelas no Festival Acontece, na Globo

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 15/4/2024 - 12h00

Dono de uma literatura peculiar que faz suas novelas sempre caírem da boca do povo, Walcyr Carrasco não faz tipo: ele sabe que é sucesso e se aproveita disso. Chamado de "rei da reviravolta" dentro da Globo, o autor não esconde que dá trabalho para a emissora a cada sinopse enviada para aprovação. É que Walcyr não costuma seguir o que promete porque gosta de escrever de acordo com a reação do telespectador.

"Eu não sou fiel às minhas histórias. Eu começo e enlouqueço a Globo nesse sentido. Eu prometo uma história, mas se eu vejo que tem lá um filão que vai rolar melhor, eu meio que abandono aquilo que prometi. Mas ninguém reclama porque o público gosta. Reviravolta é meio isso, quer dizer que eu mudei a história para um outro lugar", disse Walcyr Carrasco durante o Festival Acontece, realizado na última semana nos Estúdios Globo.

Em sua última novela, Terra e Paixão (2023), Carrasco desistiu do triângulo amoroso envolvendo Aline (Barbara Reis), Caio (Cauã Reymond) e Jonatas (Paulo Lessa) e investiu no casal Ramiro (Amaury Lorenzo) e Kelvin (Diego Martins). A hashtag "kelmiro", aliás, teve 153 milhões de visualizações no perfil da Globo no TikTok e ganhou o público da novela das nove da Globo.

"Eu lutei pelo beijo gay em Amor à Vida [2013] e agora, de novo, eu fiz esse beijo gay, casamento gay, amor gay. E eu noto que o público aceita, que o público está disposto a aceitar a mudança. Quem tem medo de fazer é a gente. Então, quando você vai fundo, como a Globo agora abriu as portas para realmente avançar da diversidade, você pode fazer e pode dar certo", avaliou o autor de sucessos como Êta Mundo Bom! (2016), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea (2005).

Sobre a última, que vai ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Carrasco lembrou que foi orientado pelo diretor Jorge Fernando (1955-2019) a pegar mais leve com as maldades na história, mas não deu ouvidos.

"Ele dizia que as pessoas falavam pra ele que iam parar de ver a novela porque tinha muita maldade. Toda semana era a mesma coisa, mas eu falava: 'Jorge, a novela tá aumentando de audiência, as pessoas não estão parando de ver'. Era muita maldade mesmo! Mas acho que dizer 'não quero tanta maldade' é uma maneira de a pessoa se eximir da culpa de gostar de ver", opinou o criador de Cristina (Flávia Alessandra), a vilã da trama.

Sucesso em qualquer horário e em qualquer plataforma --Carrasco é o autor de Verdades Secretas 2, a primeira novela Original Globoplay --, ele afirma que quando começa a escrever, já sabe para qual faixa vai oferecer.

"Eu escrevo livro infantil, comecei minha carreira em Literatura Infantil. Tenho história para crianças de seis, sete, oito, nove anos e todas as vezes quando eu vou escrever, eu sei exatamente para quem é e que horário, se o livro é infantil ou se mais ousado. Com as novelas acontece a mesma coisa. Na hora que eu sento para escrever, eu sei se é uma novela das seis ou uma nova faixa. Eu só sei", concluiu.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.