Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEM FÔLEGO

Renascer cansa público ao explorar ignorância de Tião e voltar à estaca zero

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Irandhir Santos está em cena da novela Renascer caracterizado como o personagem Tião Galinha

Tião Galinha (Irandhir Santos) em cena de Renascer: ele voltará a ficar obcecado por diabinho

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 2/5/2024 - 6h15

Renascer insiste em fazer Tião Galinha (Irandhir Santos) de bobo da corte. Após parecer enxergar a mentira descarada sobre a fabricação de um diabinho, ele se iludiu com a possibilidade de o ovo que estava na gaiola da sua pretinha ser de um cramulhão. O peão o guardou com todo cuidado, escondendo sua esperança de Joana (Alice Carvalho), e fez até remendo em uma camisa para chocá-lo no sovaco, como José Inocêncio (Marcos Palmeira) disse.

A novela da nove da Globo segue apostando em uma história que não caiu no gosto do público, que não tem repercussão e perdeu a força que tinha no passado, na época da exibição da versão original da novela em 1993.

A manipulação da ignorância do povo até passará a fazer parte do discurso da professora Lu (Eli Ferreira) em prol da alfabetização, mas o assunto não rende como o esperado no remake. Lá atrás, o personagem era uma crítica às duras condições dos trabalhadores rurais e da falta de perspectivas de pessoas como ele em relação ao futuro. 

A saga do ex-catador de caranguejos, que acredita que pode enricar se tiver um diabinho como o do coronel, não é divertida nem impactante. No dias de hoje, vê-lo superar e dar a volta por cima seria bem melhor. Ou o autor Bruno Luperi poderia encurtar esse drama.

No entanto, está previsto que Tião vai pegar o caminho de volta para, ao que tudo indica, ter um desfecho trágico, como aconteceu em 1993. Interpretado por Osmar Prado, ele se enforcou em uma cela na cadeia. 

Truque do ovo

Ao enganar Tião novamente para que ele desistisse de se vingar, José Inocêncio colocou um ovo na gaiola sem que o peão visse. Depois, o coronel disse que esse era um sinal do demônio de que o trato estava desfeito porque o ex-catador de caranguejos deu com a língua nos dentes --a regra para ter um diabinho era não contar nada a ninguém.

"Tião está no quarto com a caixa de costura sobre a cama. Ao terminar de costurar uma extensão no bolso da camisa --que faz lembrar uma tipoia, só que interna-- ele a observa...", escreveu Luperi no roteiro de uma cena que deve ir ao ar entre esta quinta (2) e sexta (3).

"Pronto... Num ficô aquela beleza, mais ficô de bâxo do braço", dirá Tião em voz alta. "Ele experimenta a camisa, cruzando o braço esquerdo por cima da tal tipóia, testando sua mobilidade diante do espelho. Então apanha o ovo, que esperava ele terminar o serviço, e conversa com ele, como quem falasse a um cúmplice. Como quem tivesse em suas mãos um grande tesouro", indicou o novelista na orientação da sequência.

"Você vai ficá aqui, mais eu... Quétinho, quétinho... E ninguém num vai nem percebê!", declarará Tião para si mesmo. Ele será flagrado por Joana nesse momento, mas a enganará dizendo que estava falando sobre como a camisa está esfarrapada e gasta de tanto uso. 

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:

Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 16 a 25/5

Quinta, 16/5 (Capítulo 100)
João Pedro diz a Zinha que não pensa mais em Mariana. Rachid sente saudades de Dona Patroa. Rachid revela a Sandra que a criança que Marianinha esperava quando a conheceu cresceu e ganhou o mundo, e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.