Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM MINAS GERAIS

Onde foi gravada a novela No Rancho Fundo? Região inspirou livro famoso

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Túlio Starling caracterizado como Artur; ele está na frente de um paredão rochoso

Túlio Starling, o Artur, em uma das locações de No Rancho Fundo em Diamantina, Minas Gerais

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 16/4/2024 - 10h49

Embora seja ambientada no Nordeste --em qual dos nove Estados, não fica claro--, No Rancho Fundo é gravada majoritariamente em Diamantina, Minas Gerais. A cidade fica no Vale do Jequitinhonha, local marcado pela exploração do minério, pelo tempo seco e pela falta de recursos. Não à toa, foi inspiração de uma das joias da literatura nacional, o livro Grande Sertão: Veredas, que consagrou João Guimarães Rosa (1908-1967) como um dos maiores autores do país.

No local, o diretor Allan Fiterman e sua equipe puderam gravar cenas tanto para a cidade fictícia de Lapão da Beirada, para a qual foi usado o centro histórico de Diamantina, quanto para áreas mais rurais, como a casa da família Leonel. As grutas exploradas por Zefa (Andrea Beltrão) também foram da cidade.

No Fantástico do último domingo (14), o diretor da trama contou que, apenas para a cena em que a mulher encontra a turmalina, foram usadas três grutas. Cada uma estava a meia hora de viagem da outra, e a equipe precisou transportar pessoas e equipamentos para gravar a cena. O motivo? Uma delas tinha uma área externa que fazia mais sentido para a cena, enquanto as outras duas davam bons cenários internos.

Elenco de No Rancho Fundo em Diamantina, Minas Gerais

Elenco de No Rancho Fundo em Diamantina, Minas Gerais (Foto: Reprodução/Instagram)

Os cânions, a secura da caatinga e a vegetação rasteira do cerrado retratados na trama também advêm da cidade. Diamantina, aliás, é conhecida por ser a cidade natal do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976), bem como por ter abrigado a ex-escravizada Chica da Silva (1732-1796).

Em seus perfis nas redes sociais, atores como Alexandre Nero (Tico Leonel), Luisa Arraes (Blandina), Welder Rodrigues (Sabá Bodó), Igor Fortunato (Zé Beltino) e Guthierry Sotero (Nastácio) registraram momentos em locais que turistas podem visitar, como as cachoeiras do Parque Estadual do Biribiri, os paredões rochosos da Gruta do Salitre e o casario do Centro Histórico. A cidade está localizada a 285 quilômetros da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas:


Resumos Semanais

No Rancho Fundo: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 13)
O plano de Marcelo e Blandina contra Gonçalves Dias dá certo. Dona Manuela conversa com Quinota, quando Ariosto chega. Guilherme Tell confessa a Artur sua paixão por Caridade. Zefa Leonel confidencia a Primo Cícero que encontrou, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.